Xanekin, meu cachorro mais loco.

Olá, meu nome é Claudio Americo e você está no lugar aonde escrevo, estudo e testo minhas coisas.
Se divirta, caso precise de ajuda é só chamar: [email protected]

Domínio

Como passamos de decorar sequências de 4 números para decorar nomes de "lugares".

Percebemos ao longo do tempo que mesmo que decorar um número relacionado a alguém ou a algum lugar fosse possível, ainda assim é muito mais fácil lembrar apenas do nome do lugar ou da pessoa. Assim foram criadas as listas telefônicas tanto em papel quanto em sistemas. O mesmo acabou acontecendo para a internet. Por mais que os servidores ainda se comuniquem através de registros com inteiros, nós podemos dar nomes a eles.

Como funciona?

Domínios são nomes relacionados a algum IP que são armazenados em servidores exclusivos para se achar essas relações chamados de Servidores DNS (Domain Name System, Sistema de Nome de Domínio). Eles são compostos por 3 ou mais partes separadas por um ponto (.). A última separação é chamada de TLD (Top-Level Domain, Domínio de Nível-Superior), ela é usada para dizer o propósito base daquele endereço, seja comercial (.com), local(.br,.us,.fr), educacional(.edu) e afins, sendo que alguns deles necessitam ter algum tipo de certificação para serem usados, como por exemplo o ".gov", que só pode ser usado por departamentos governamentais.

As outras partes são chamadas de labels (rótulos). Podem exirtir mais de duas partes mas em geral se utilizam apenas duas, a primeira server para indicar uma separação de serviço dentro daquele site como: store., shop., loja., app.; o mais comum é o "www", que serve como referência do serviço inicial daquele site. Já o segundo label é quem geralmente indica o nome principal daquele servidor/site, como: google, instagram, facebook.

Como comprar um domínio?

Na verdade não se poder comprar um domínio. Já pensando em uma possível infinidade de domínios que seriam comprados e nunca mais estariam disponíveis, desde o seu início os domínios sempre foram e sempre serão apenas alugados. Agora, uma vez alugado, a pessoa fica sendo a preferencial para a renovação, assim podendo virtualmente comprar um domínio.

Para se alugar um domínio vários sites podem ser usados, em geral não existe um único lugar que se possa fazer isso. Aqui no Brasil por exemplo existe o Registro BR, criado em 1995, ele cuida do registro de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS para o domínio ".br", além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços Internet.

Mesmo assim pode-se negociar um endereço ".br" através de outro site como a Hostinger, Hostgator, Google. Em todos eles também é possível saber se um domínio está livre para uso ou não, a ferramenta tem o nome de WHOIS ("quem é?"), ela pode ser encontrada também em sistemas linux com o mesmo nome "whois".

E na prática?

O domínio funciona de um jeito bem simples. Ao tentar acessar pela primeira vez um domínio qualquer, o seu sistema vai consultar a própria tabela de endereços já conhecidos, caso não ache a que você digitou, ele vai recorrer a um servidor DNS que em geral é fornecido por quem está te fornecendo um ip para acessar a internet, a partir desse ip ele vai fazer a consulta de qual IP ele precisa a partir daquele domínio, caso ele ache uma resposta o servidor DNS retornará um IP e seu sistema vai então armazenar aquela informação para não ter que pesquisar ela todas as vezes que você acessar aquele domínio e por fim vai fazer o acesso àquele IP.

Mesmo o domínio sendo um sistema bem simples, ele simplifica demais o acesso de servidores e sites na internet, inclusive ajuda até quando não se conhece o domínio correto de alguma empresa, porque dada as definições anteriores, uma pessoa pode acertar o nome por acaso, apenas tentando o nome da empresa, todo junto, com ".com.br" por se tratar de um endereço comercial (".com") situado no Brasil (".br").

Por fim, desejo o melhor para você que chegou até aqui. Até! 👋