Xanekin, meu cachorro mais loco.

Olá, meu nome é Claudio Americo e você está no lugar aonde escrevo, estudo e testo minhas coisas.
Se divirta, caso precise de ajuda é só chamar: [email protected]

Hospedagem

Sites, como vivem? Onde comem? O que fazem? Aonde moram?

Onde os sites moram?

Hospedagem (Hosting) de site é o nome que se da a negociação de um serviço ou servidor para que uma pessoa possa ter os arquivos do seu site disponíveis a todo momento para serem disponibilizados na internet.

Para se ter um site é preciso ter um domínio e um meio de se disponibilizar os arquivos do site para a internet, o meio mais conhecido é o de hospedagem, que nada mais é do que uma contratação de um serviço externo que possa manter esses arquivos disponíveis para a pessoa ou de se alugar um servidor físico ou virtualizado (que são vários servidores em um mesmo computador).

Para se adequar aos vários tipos de clientes, as empresas que oferecem esses serviços utilizam alguns tipos de hospedagem em comum:

Ainda podem existir mais separações e serviços especializados, mas isso vai de empresa a empresa. Algumas oferecem serviços pessoais de ajuda e configuração. Algumas oferecem aplicações de configuração facilitada dos recursos. Grande parte delas oferecem serviços de e-mail em todos os planos. Serviços de SSL e segurança.

Qual usar e por onde começar?

Apesar dos vários serviços, existe uma ordem simplificada de crescimento de um site para os serviços que ele vai precisar.

Para sites de conteúdo simples, com poucas páginas, ou pelo menos pouca frequência de acesso, uma "hospedagem e site" já é o suficiente, dado o baixo nível de recursos necessários para isso.

Quando o site começa a ficar maior, criando a necessidade de recursos mais complexos, talvez se tornando um e-commerce, ou ao se criar uma plataforma tanto para uso pessoal ou profissional, nota-se que ao usar o site em uma hospedagem simples, ele fica lento, nesse caso é que se recomenda a "hospedagem cloud", ou algum tipo de hospedagem simples que se tenha acesso a compra de recursos avançados, como número de núcleos utilizados no processamento, tamanho de disco, quantidade de memória ram.

No caso dos servidores VPS, eles podem ser considerados uma progressão da hospeagem Cloud quando o uso daquele site cresce ainda mais, mas a pessoa consegue cuidar dos recursos que seu site demanda, assim ao ter um servidor próprio ela consegue fazer melhorias e gerir especificamente cada detalhe do sistema. Outro caso em que são considerados, é quando o servidor será usado para alguma aplicação que não seja escrita em PHP, já que a maior parte dos serviços de hospeagem são para PHP.

Como último avanço ficam os servidores físicos. Esses precisam de um uso completamente específico para justificar seu preço. Em geral são máquinas muito robustas, o que gera um custo alto, são usadas apenas por empresas muito grandes que em geral sabem muito bem o que estão fazendo e de quais recursos precisam.

A maior parte das empresas que lidei com isso sempre teve um serviço de atendimento muito solicito, então caso esteja pensando em constuir seu site vale muito a pena entrar em contato com o serviço de ajuda de cada site para tirar suas dúvidas e ter certeza que vai adquirir somente aqueles serviços que precisa. Exemplos dessas empresas aqui no Brasil são a Hostinger e a Hostgator.

Por fim, desejo o melhor para você que chegou até aqui. Até! 👋