
Olá, meu nome é Claudio Americo e você está no lugar aonde escrevo, estudo e testo minhas
coisas.
Se
divirta, caso precise de ajuda é só chamar: [email protected]
Existe uma maneira apropriada de se escrever HTML?
Apenas com os blocos principais (html, head, body) e os iniciais (div, p, h) já se pode montar toda a estrutura e uso de um site. Inclusive isso independe to tamanho e idade dele. Pode-se se passar uma vida inteira sem sair desses 6. Mas por mais que o HTML tenha começado bem simples, ele evoluiu em vários aspectos, inclusive nas quantidades de tags, então é no mínimo triste ao menos não dar uma chance para se aprender parte dessas tags.
Daí vem a questão sobre a escrita do HTML semanticamente, que é a escrita usando as tags definidas para cada ocasião. Isso ajuda tanto na separação do conteúdo ao se escrever uma página, quanto ajuda os robôs de pesquisa de conteúdo a acharem cada separação daquela página.
Dentre as várias tags, as que são mais utilizadas para essas separações são: header, navigation, main, article, section, footer, details, summary, figure, figcaption, mark, time, progress.
Também chamado de cabeçalho, essa tag define a parte superior da página, onde se colocam a logo, título e itens para navegação da página, que em geral se traduz como os links das páginas principais.
Esta parte define os itens para navegação, que são os links que levam a partes mais importantes daquele site, como página de início, contato, história, loja e afins.
Esta tag define que ali dentro é onde se encontra o conteúdo principal daquela página, isso facilita encontrar o conteúdo mais importante dali.
Demarcam pequenas separações de conteúdos dentro da página, como pequenos posts de um blog, ou um resumo de uma subpágina.
É uma tag usada para separar grandes seções de mesmo contexto dentro da página.
É a seção final da página, contendo links auxiliares, endereço, contato e as vezes alguma descrição de quem escreveu aquele site.
De certo modo, seria a navegação do conteúdo daquela única página, em uma página sobre a descrição de um assunto, essa parte serviria para se navegar entre os títulos e subtítulos.
São duas tags que vem para auxiliar o uso da tag "img". Figure define a divisão que vai encapsular as outras duas. Figcaption é usada para descrever sobre o que a imagem se trata, como um título da imagem. Facilitando a identificação daquele conteúdo.
Utilizado para marcar partes importantes em um texto ou parágrafo, geralmente colocando ele em negrito ou em itálico.
Uma tag para facilitar a compreensão de que aquela parte do texto se trata de uma data.
Em casos onde se utiliza algum indicador de progresso, essa tag é utilizada para de padronizar o acesso a informação daquele item, tendo opções específicas para o valor atual e o máximo daquela progressão.
A escrita semântica não é o único jeito de se escrever um site, mas com certeza ajuda na organização do conteúdo e na compreensão e distuibuição dele a partir de buscadores na internet.
Por fim, desejo o melhor para você que chegou até aqui. Até! 👋